My photo
Um escritor, um poeta, um aventureiro,

Wednesday 1 July 2009

O que é literatura?

          O que é literatura?



      Cada tipo de arte faz uso de certos materiais. A pintura, por exemplo, trabalha com tinta, cores e formas; a música utiliza os sons; a dança os movimentos; a arquitetura e a escultura fazem uso de formas e volumes. E a literatura, que material utiliza? De uma forma simplificada, pode-se dizer que a literatura é a arte da palavra.

      Podemos dizer ainda, segundo o poeta norte-americano Ezra Pound, que a literatura é a linguagem carregada de significado: "Grande Literatura é simplesmente linguagem carregada de significado até o máximo grau possível".


      Como chegamos a isso?

      Partindo das experiências pessoais e sociais que vive, o artista transcria ou recria a realidade, dando origem a uma supra-realidade ou a uma realidade ficcional. Por meio dessa supra-realidade, o artista consegue transmitir seus sentimentos e idéias ao mundo real, de onde tudo se origina.

      Para essa transcrição da realidade, a literatura, no entanto, não precisa, portanto estar presa a ela. Tanto o escritor quanto o autor fazem uso de sua imaginação constantemente: o artista recria livremente a realidade, assim como o leitor recria livremente o texto literário que lê.


        E as funções da literatura, quais seriam?

      No mundo antigo, a arte tinha uma função hedonística, isto é, devia causar prazer, retratando o belo. E, nessa época, o belo na arte ocorria na medida em que a obra era verossímil, ou seja, semelhante à vida ou à natureza. Modernamente esses conceitos desapareceram, mas a arte ainda cumpre o papel de proporcionar prazer. A literatura, jogando com palavras, ritmos, sons e imagens e conduzindo o leitor a mundos imaginários, causa prazer aos sentidos e à sensibilidade do homem.

      Fonte: http://www.geocities.com/alcalina.geo/39litera/oquee.htm

No comments:

Post a Comment