TSF - 11 Julho 2009
Manuel Carrascalão, veterano da luta pela independência de Timor-Leste, morreu, este sábado, aos 75 anos, em Díli, noticiou a edição online do Público. O sucessor de Xanana Gusmão na liderança do CNRT, afastado há algum tempo da política, estava hospitalizado há dois meses.
O político timorense Manuel Carrascalão morreu, este sábado, aos 75 anos, num hospital de Díli, noticiou a edição online do jornal Público.
Este veterano da luta pela independência de Timor-Leste, que tinha sucedido em 2001 a Xanana Gusmão na liderança do CNRT, estava já afastado há algum tempo da política e estava hospitalizado há dois meses.
Ouvida pela TSF, Ana Gomes recebeu a morte deste histórico timorense com tristeza e recordou que sem Carrascalão a independência timorense teria sido mais difícil.
Esta antiga embaixadora de Portugal na Indonésia lembrou que Manuel Carrascalão alimentou 150 pessoas e as acolheu no seu quintal e era, junto com a sua família, alguém «admirável».
«É uma figura incontornável da independência timorense, um grande nacionalista timorense, um grande homem da resistência que correu riscos e que foi muito corajoso», acrescentou.
Ana Gomes, que esperava receber esta notícia um dia desta, uma vez que a última vez que o visitou ele estava mal de saúde, realçou ainda o papel de Manuel Carrascalão na ajuda a Portugal para que se pudesse alcançar a independência de Timor-Leste.
A antiga embaixadora portuguesa em Jacarta recordou ainda a ajuda prestada por este político timorense quando Ana Gomes chegou pela primeira vez ao território em 1999.
«Assentei arraiais em casa dele para fazer as reuniões quase clandestinas que eram necessárias para eu falar com muitas pessoas. Ele corria risco», lembrou, numa referência ao príodo em que Timor-Leste ainda estava ocupado pela Indonésia.
Ana Gomes explicou que foi em casa de Manuel Carrascalão que teve encontroscom polícias indonésios que lhe deram informações sobre a organização das milícias que estavam a ser organizadas pelo exército da Indonésia.
No comments:
Post a Comment