My photo
Um escritor, um poeta, um aventureiro,

Monday 25 March 2013

Porquê o Cardeal Jorge Mário Bergoglio escolheu o nome Francisco?

Por: Dom Carlos Filipe Ximenes Belo, Nobel da Paz 1996

Na Igreja Católica, existem santos que se chamaram Francisco: São Francisco de Assis; São Francisco de Sales; São Francisco Xavier, São Francisco de Borja, o beato Francisco, o pastorinho de Fátima. Porquê Francisco? Ouçamos o próprio Papa que contou a história da escolha do nome no encontro com os representantes da comunicação social, no dia 16 março, no Vaticano:
            “(…) Deixai que vos conte como se passaram as coisas. Na eleição, tinha o meu lado o Cardeal Cláudio Humes, o arcebispo emérito de São Paulo (Brasil) e também prefeito emérito da Congregação do Clero: um grande amigo, um grande amigo! Quando o caso começava a tornar-se um pouco “perigoso”, ele animava-me. E quando os votos atingiram dois terços, surgiu o habitual aplauso, porque foi eleito Papa. Ele abraçou-me, beijou-me e disse-me: “Não te esqueças dos pobres!”. E aquela palavra gravou-me na cabeça: os pobres, os pobres. Logo depois, associando com os pobres, pensei em Francisco de Assis, enquanto continuava o escrutínio até contar todos os votos. E assim surgiu o nome no meu coração: Francisco de Assis. Para mim, é o homem da pobreza, o homem da paz, o homem que ama e preserva a criação; nesse tempo, também a nossa relação com a criação não é muito boa, pois não? [Francisco] é o homem que nos dá este espírito de paz, o homem pobre…Ah, como eu queria uma Igreja pobre e para os pobres. Depois não faltaram algumas brincadeiras…”Nas tu deverias chamar-te Adriano, porque Adriano VI foi o reformador, e é preciso reformar…”Outro disse-me: “Não! O teu nome deveria ser Clemente”. Mas porquês?”. “Clemente XV! Assim vingavas-te de Clemente XIV que suprimiu a Companhia de Jesus!”. São brincadeiras…Amo-vos imensamente! Agradeço-vos por tudo o que fizestes…” Estas foram as palavras do papa Francisco durante a audiência com os jornalistas.
NB/ Fonte: Correio do Vouga, quarta-feira, 20 de Março de 2013, p.4.

BIOGRAFIA DO PAPA FRANSISCO


            O Papa Francisco (Jorge Mário Bergoglio) nasceu em Buenos Aires, Argentina, a 17 de Dezembro de 1936. Os seus pais, Mário Begoglio (trabalhador ferroviário) e Regina Maria Sivori (dona de casa) eram emigrantes italianos. Jorge Mário Bergoglio nasceu e cresceu no bairro de Flores.  Em 1949, Jorge frequentou, junto com o irmão menor, o colégio salesiano “Wilfrid Barón”, de Ramos Mejia, na classe de 6º B. Recebeu como prova a lista dos premiados o 1º. Prémio de Comportamento e de Religião e Evangelho. Na idade de 17 anos, teve como Director espiritual o padre Enriço Pozzoli (salesianos), da comunidade salesiana de Almagro. Jorge Mário Bergoglio fez o curso de Engenharia Química  e obteve o Mestrado. Com  21 anos entrou para o Seminário e estudou  Teologia na Faculdade de Teologia do Colégio de São José, em São Miguel de Tucuman, no norte de Argentina. Ingressou no noviciado da Companhia de Jesus em março de 1958. Licenciou-se em Filosofia em 1960, na Universidade católica de Buenos Aires. Entre os anos 1964 e 1966, ensinou Literatura e Psicologia, no Colégio Imaculada, na Província de Santa Fé, e no Colégio do Salvador, em Buenos Aires. Foi ordenado sacerdote em 13 de Dezembro de 1969. Fez os últimos votos na Companhia de Jesus em 1973, ano em que foi nomeado Mestre de Noviços, no Seminário de Villa Barilar, Nesse ano, foi eleito superior provincial dos Jesuítas na Argentina. Fez doutoramento na Alemanha. Entre 1980 e 1986 foi reitor da faculdade de Filosofia e Teologia de san Miguel. Em 20 de Maio 1992, foi nomeado pelo Papa João Paulo II Bispo titular de Auca e Auxiliar de Buenos Aires. Em 3 de Junho de 1997, foi nomeado Arcebispo coadjutor de Buenos Aires. Nomeado Arcebispo de Buenos Aires em 28 de Fevereiro de 1998. Foi elevado a Cardeal por João Paulo II em 21 de Fevereiro de 2001, com o título de cardeal-presbítero de São Roberto Belarmino. Além do espanhol, fala italiano, francês e alemão. Ainda que trabalhava no palácio arquiepiscopal, o Cardeal Jorge Bergoglio vivia só com máxima frugalidade num pequeno apartamento ao lado da catedral de Buenos Aires, aonde costumava ir confessar. O Papa Francisco gosta de futebol. Era sócio do Clube San Lorenço  de Almagro desde 1998.Este clube foi fundado em 1908 por um sacerdote Lourenço Massa. Francisco é um homem culto que lê autores clássicos, entre os quais, Dostoievski. É autor de várias obras, entre as quais se destacam: “O verdadeiro é o serviço”, 2007; “Mente aberta, coração acreditado””; Dios en la ciudad: Primero Congresso  pastoral urbana region Buenos Aires, 2011, “Homilias y mensajes”.

Porto, 25 de Março de 2012.

No comments:

Post a Comment