Por: Luis Cardoso (Takas), escritor Timorense
Faço a minha homenagem pelos cem anos do nascimento do MESTRE EGÍDIO. Ele foi um dos meus mestres. Merecia outra consideração de todos aqueles que passaram pelo colégio de Soibada. Homem sábio, culto e de uma rara fineza. Também através dele quero lembrar outros mestres de Soibada. Mestre Fernando, mestre Narciso, mestre Quintão, mestre Jaime, mestre Humberto, mestre Alves, mestre Alberto, mestre Carmo. O meu profundo agradecimento. Sem eles eu não seria essa pessoa que sou hoje. O governo timorense, devia preparar um dossier para apresentar Soibada como património da humanidade. Um lugar mítico e histórico.
- seminário. Mas há muitas informações que não tenho. Gostaria de ajudar na construção deste registo.
- E
- Por: Celso Oliveira, neto do mestre Egidio
- Apos morte do meu pai durante a guerra civil em 1975, em Aileu, eu fui criado pelo avo mestre Egidio no bairro de Bemori. Aprendi muitas coisas boas durante o meu percurso de infancia e juventude. Li, escrevi e rezei terco sem parar. Eu nao estava em Timor no dia da sua morte em Abril de 1996. Mas guardo e guarderei as boas memorias. RIP avo Egidio.
- E
- Por: Manuel da Costa, Escritor Timorense
- Que la no alto, na eternidade dos Anjos e Arcanjos, descanse em Paz e goze a felicidade perpectua bem merecida! Meu tio e mestre, nas minhas memorias : " Uma tarefa rotineira me fora confiada: o mestre Egídio, um tio de Laleia, encarregava-me de passar por casa todos os dias e trazer a sua pasta de livros." (extracto do meu livro "26 anos, um testemunho" pag. 5)
- Ao memorizar o meu primo Jacob Ximenes escrevi : "Voltei aos bancos da escola em 1978 depois da nossa captura dentro do cerco e aniquilamento lançado pelas forças armadas da Indonésia. Fui ao Externato de S. José e conheci novos amigos através dos velhos amigos do Seminário. Entre os velhos amigos estava o Manuel Abrantes, o Filomeno Aleixo, e também o meu primo Jacob Ximenes, que fora sequestrado e que segundo alguns foi morto pelos agentes dos serviços da Inteligência Indonésia. (pag. 9 do mesmo livro)...
- Fim
No comments:
Post a Comment