My photo
Um escritor, um poeta, um aventureiro,

Wednesday 26 August 2009

Karta Hosi Bispo Carlos F. X. Belo ba SG ONU Javier Perez de Cueller Hodi Husu REFERENDUM ba Timor

Loron hat tan ita Timor oan sei selebra tinan 10 loron Referendum iha ita nia rai doben Timor.

Amo Bispo Belo haruka mai hau i hau aproveita publika karta nebe Amo Bispo Carlos Filipe Ximenes Belo hakerek ba Sekretariu Jeral ONU, DR. Javier Perez de Cuellar, iha loron 6 fulan Fevereiru tinan 1986 hodi husu Nasoens Unidas atu organiza REFERENDUM ida iha Timor.


Dili, 6 de Fevereiro de 1989

Ex.mo Senhor DR. Javier Perez de Cuellar
Dig. mo Secretário-Geral das Nações Unidas
New York

Excelência:

Antes de tudo apresento-lhe os meus sinceros e respeitosos cumprimentos.

Tomo a liberdade de escrever a Sua Excelência o Senhor Secretário-Geral para levar ao seu conhecimento que o processo de descolonização de Timor Português ainda não está resolvido pelas Nações Unidas e convém não deixá-lo no esquecimento.

Para nós o Povo de Timor, pensamos que temos de ser consultados sobre o destino da nossa Terra. Por isso, como responsável da Igreja Católica e como cidadão de Timor, venho pedir ao Senhor Secretário-Geral para iniciar em Timor o processo de descolonização mais normal e democrática que é a realização de um REFERENDUM.

O Povo de TIMOR tem de ser ouvido através de um plebiscito quanto ao seu futuro. Até agora, o povo ainda não foi consultado. São os outros que falam em nome do Povo. É a Indonésia que diz que o povo de Timor já escolheu a Integração. Portugal quer deixar ao tempo a resolução do problema. E nós vamos morrendo como povo e como nação.

Sua Excelência é um defensor dos direitos humanos. Peço-lhe que demonstre por actos o respeito pelo espírito e pela letra da Carta das Nações unidas, que concede a todos os povos deste planeta o direito a decidir o seu próprio destino, livre, consciente e responsavelmente.

Excelência, não há maneira mais democrática de conhecer o supremo desejo do Povo de Timor Oriental do que realizar um Referendum para Timor, Referendum esse organizado pelas Nações Unidas.

Senhor Dr. Perez de Cuellar, agradecendo toda a simpatia e atenção para com o Povo de Timor, termino renovando os meus cumprimentos e formulando votos de alta consideração.

Mto. dedicado no Senhor,
Carlos Filipe Ximenes Belo
Administrador Apostólico de Dili

No comments:

Post a Comment