My photo
Um escritor, um poeta, um aventureiro,

Sunday, 8 August 2010

Historiador Tony Judt morreu em Nova Iorque

Autor de “Pós-Guerra, História da Europa desde 1945”


O historiador britânico Tony Judt, autor do celebrado livro "Pós-Guerra", e de polémicos ensaios sobre a política externa norte-americana, Israel e o futuro da Europa, morreu sexta-feira na sua casa de Manhattan, aos 62 anos de idade.

A notícia foi dada pela Universidade de Nova Iorque, onde nos últimos anos trabalhou como professor de Estudos Europeus. Judt foi vítima de esclerose lateral amiotrófica, uma doença neurodegenerativa. Conhecida por doença de Lou Gehrig ataca as células do sistema nervoso central, provocando inabilidade nos movimentos e na fala.

Autor de nove livros e de numerosos ensaios, recebeu em 2009 o prémio honorário George Orwell. Mesmo afectado pela doença, assinou já este ano uma série de ensaios para a "The New York Review of Books".

Formado pela Universidade de Cambridge, Judt foi finalista do prémio Pulitzer de 2006, com o livro “Pós-Guerra, História da Europa desde 1945” (versão portuguesa nas Edições 70), uma obra de cerca de 900 páginas em que analisa a Europa desde o fim da II Guerra Mundial ao início do século XXI,.

Fonte: http://www.publico.pt/Cultura/historiador-tony-judt-morreu-em-nova-iorque_1450485

Artigo relacionado: O coveiro inconsciente do socialismo soviético

No comments:

Post a Comment