My photo
Um escritor, um poeta, um aventureiro,

Saturday, 26 June 2010

XANANA GUSMÃO FELICITA NOVA PRIMEIRA-MINISTRA DA AUSTRÁLIA


.

Angola Press

Díli - O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, felicitou hoje a nova primeira ministra da Austrália, Julia Gillard, esperando que esta possa deslocar-se a Timor-Leste para estreitar as relações entre os dois países.

Falando à Lusa sobre a mudança de Governo na Austrália, numa altura em que o relacionamento bilateral é visto como atravessar um dos piores momentos, Xanana Gusmão disse que essa alteração corresponde às dinâmicas internas de cada país.

Timor-Leste e Austrália mantêm um diferendo sobre a forma de processamento do gás do campo de Greater Sunrise, com Camberra a apoiar a decisão do líder do consórcio que explora o campo, a Woodside, de construir uma plataforma flutuante, enquanto Díli defende a construção de um gasoduto no seu território.

"Expressamos toda nossa simpatia à primeira ministra Júlia Gillard, que é a primeira mulher na Austrália a ocupar o cargo, e desejamos-lhe todo o sucesso", disse, desejando que ela possa visitar proximamente Timor-Leste.

O primeiro ministro timorense afirmou não esperar mudanças substanciais na cooperação bilateral entre os países, que se reconhecem mutuamente como vizinhos importantes na região.

"A Austrália tem sido um bom parceiro e vamos continuar a manter boas relações. É um dos vizinhos geograficamente mais próximos de Timor-Leste e os dois países estão empenhados em manter a paz e a estabilidade regionais e em fortalecer relações em todas as facetas da cooperação mútua", comentou.

"Os povos da Austrália e de Timor-Leste partilham uma amizade sólida e madura que irá continuar sob a liderança da primeira ministra Gillard. Estamos ansiosos por trabalhar com ela e com o seu gabinete nas matérias essenciais que dizem respeito aos nossos países e à região", reforçou.

Xanana Gusmão teve ainda palavras de elogio para com o primeiro ministro cessante. "O ex primeiro ministro Kevin Rudd é um bom amigo, que foi muito compressivo para com os assuntos de Timor e deu um apoio inabalável a Timor-Leste, em especial durante as circunstâncias difíceis de 11 de Fevereiro de 2008".

Nesta data, o Presidente timorense, José Ramos-Horta, e o primeiro ministro foram alvo de dois atentados em separado, com o chefe de Estado a ficar gravemente ferido e a ser transferido para a Austrália, enquanto Xanana Gusmão saiu ileso.

Já o presidente do Parlamento nacional, Fernando La Sama, afirmou esperar da nova chefe do governo australiano maior sensibilidade para com as questões de Timor.

Em nome do Parlamento Nacional, Fernando La Sama felicitou a Austrália e Júlia Gillard pelas suas novas funções, esperando que "continue o desenvolvimento das relações entre os dois países.

No comments:

Post a Comment