My photo
Um escritor, um poeta, um aventureiro,

Tuesday, 11 May 2010

Papa “honrado e agradecido” com visita a Portugal

11.05.2010 - 11:30 Por Lusa

Bento XVI manifestou-se “honrado e agradecido” pelo convite que lhe foi endereçado pelo Presidente da República, Cavaco Silva, para visitar Portugal. No discurso que fez logo após a sua chegada a Lisboa, o Papa sublinhou a importância da colaboração entre a Igreja e o Estado.

Poucos minutos depois de ter chegado a Figo Maduro e de ouvir as palavras de boas-vindas de Cavaco Silva, o Papa iniciou o primeiro discurso da visita de quatro dias a Portugal a agradecer o convite de Cavaco Silva, dirigindo-se depois aos portugueses. Bento XVI saudou todos, “independentemente da sua fé e religião”, deixando o seu “pensamento em particular” para os que não puderam vir ao seu encontro.

O Papa sublinhou depois a importância das comemorações do Centenário da República portuguesa. "A viragem republicana, operada há cem anos, abriu na distinção entre a Igreja e o Estado, um espaço novo de liberdade para a Igreja", disse.

Bento XVI evocou as Concordatas de 1940 e 2004, afirmando que "a Igreja está aberta a colaborar com quem não marginaliza nem privatiza a essencial consideração do sentido humano da vida".
"De uma visão sábia sobre a vida e sobre o mundo deriva o ordenamento justo da sociedade", disse.

Sem aludir a nenhuma das recentes mudanças legislativas em Portugal que têm sido contestadas pela Igreja, destacou que na intervenção pública dos católicos "não se trata de um confronto ético entre um sistema laico e um sistema religioso". Em causa está "uma questão de sentido à qual se entrega à própria liberdade", observou.

Após o seu discurso, o Papa dirigiu-se para o “papamóvel”, que o transporta até à Nunciatura Apostólica, onde permanecerá até às 12h30, altura em que parte para uma cerimónia oficial de boas-vindas no Mosteiro dos Jerónimos, onde visitará a Igreja de Santa Maria de Belém, na companhia da directora do Mosteiro, Isabel Cruz Almeida, e o cónego José Manuel Ferreira.

A acompanhar a viatura papal está um forte dispositivo de segurança. Depois de sair do aeroporto, o "papamóvel" passou pela rotunda do Relógio, passando depois pela Avenida Gago Coutinho, onde várias centenas de pessoas saúdam o Santo Padre.

Fonte: http://www.publico.pt/papaemportugal/Noticia/papa-honrado-e-agradecido-com-visita-a-portugal_1436605

No comments:

Post a Comment