My photo
Um escritor, um poeta, um aventureiro,

Thursday, 11 March 2010

PROVEDOR DE JUSTIÇA REELEITO PELO PARLAMENTO


.

Angola Press – 10 Março 2010

Díli - O Parlamento Nacional de Timor-Leste reconduziu hoje Sebastião Dias Ximenes, no cargo de Provedor dos Direitos Humanos e Justiça (PDHJ).

Duas candidaturas foram submetidas a votação, a do antigo adjunto da Procuradoria-Geral da República, Ivo Valente, e a do actual Provedor, Sebastião Dias Ximenes.

Dias Ximenes foi eleito com um total de 37 votos, enquanto Ivo Valente obteve a preferência de 21 deputados.

Sebastião Dias Ximenes foi eleito pela primeira vez para o cargo em 2002 e o mandato expirou a 30 de Agosto de 2009, sem que o Parlamento tivesse eleito o seu sucessor, o que obrigou a manter-se em funções para além do prazo.

O Provedor dos Direitos Humanos e Justiça tem por missão proteger os direitos dos cidadãos, combater a corrupção, valorizar a boa governação, investigar casos de má administração e receber petições do povo sobre violações dos Direito Humanos.

O Presidente do Parlamento, Fernando Lasama de Araújo, felicitou Sebastião Dias Ximenes pela sua reeleição e, em declarações à Lusa, considerou que os deputados fizeram uma boa escolha porque já tem experiência nessa área.

Arsénio Bano, da bancada da Fretilin, comentou que a reeleição de Sebastião Ximenes foi "um gesto de reconhecimento pelo que fez durante cinco ou seis anos, que lhe vai dar mais coragem e motivação para servir com dedicação o povo Timor-Leste".

"É uma pessoa que já tinha experiência formal da instituição como Provedor dos Direitos Humanos e Justiça (PDHJ) e fico muito contente com a sua reeleição", disse.

Vital do Santos, da bancada do Partido Democrático (PD), também deu os parabéns a Sebastião Dias Ximenes e disse esperar que ele continue a desenvolver o respeito pelos Direitos Humanos no país e esteja "atento a casos de má administração".

No comments:

Post a Comment