My photo
Um escritor, um poeta, um aventureiro,

Wednesday, 31 March 2010

GOVERNO DE XANANA GUSMÃO LANÇA PORTAL ELECTRÓNICO EM TRÊS LÍNGUAS


.

Notícias Lusófonas – 30 Março 2010
.
O Governo timorense lança hoje o seu portal electrónico em três línguas, tétum, português e inglês, com o objectivo de prestar mais informações ao público em geral sobre a Administração, divulgou hoje em comunicado o porta-voz do Executivo.

Ágio Pereira, que é também secretário de Estado do Conselho de Ministros, referiu que “o lançamento do portal electrónico faz parte de uma Política Nacional sobre Meios de Comunicação Social (PNMCS) abrangente, que foi aprovada pelo Conselho de Ministros em 24 de Março de 2010 e que irá, entre outras coisas, promover um maior acesso a fontes públicas de informações”.

O portal irá também “desenvolver mecanismos mais fortes de recolha e disseminação de informações no país, em especial nas áreas rurais, e criar oportunidades ao nível da formação em meios de comunicação social com o intuito de melhorar a quantidade e a qualidade dos profissionais nacionais nesta área”.

“O princípio fundamental que sustenta a PNMCS é a formalização e melhoria dos meios de comunicação social nacionais através de mecanismos legislativos para defesa da sua independência, em conformidade com a melhor prática a nível mundial”, lê-se no documento.

“As instituições em Timor-Leste são jovens, tal como o são os meios de comunicação social. Desta forma precisamos investir nos meios de comunicação social e desenvolvê-los enquanto pilar independente do Estado, a fim de aumentarmos a transparência e a responsabilização e de garantirmos que a nossa Nação está a par das notícias e dos eventos atuais, sem nunca ser induzida em erro ou manipulada por meio de interferências”, acrescentou Ágio Pereira.

A nota informa ainda que “o portal electrónico será um ponto de acesso fundamental para a exploração de Timor-Leste enquanto Nação, constituindo também um passo na abertura do país à rede global mais vasta, através de utilizadores da Internet”.

O site governamental, além das informações e notícias sobre o Governo, terá links para saber como investir em Timor-Leste, formulários para pagamentos de impostos e uma ligação para a consulta do Jornal da República.

O portal electrónico está disponível no seguinte endereço: www.timor-leste.gov.tl.

No comments:

Post a Comment