My photo
Um escritor, um poeta, um aventureiro,

Monday, 4 January 2010

POLISÁRIO PEDE APOIO ESPANHOL PARA REFERENDO



.

Diário de Notícias

Sara ocidental A Frente Polisário solicitou à presidência espanhola da União Europeia que promova a realização de um referendo sobre a autodeterminação dos sarauís, como previsto pela ONU.

O apelo foi ontem lançado pelo actual representante do movimento independentista em Espanha, Mohamed Jadad, em declarações à agência espanhola Efe.

"É uma grande ocasião para impulsionar o sentido de respeito pe-la legalidade internacional", de-clarou o responsável sarauí, lembrando que a realização da pri- meira cimeira UE-Marrocos, em Granada, a 8 de Março, é uma ocasião para exigir ao país magrebi-no que respeite os direitos humanos no Sara Ocidental.

Este é um território pendente de descolonização, desde que foi abandonado por Espanha em 1975, segundo a ONU. Marrocos diz que é parte integrante do seu território há muitos séculos.

"Não queremos causar problemas entre Espanha e Marrocos, mas os espanhóis devem assumir a sua responsabilidade histórica", disse o representante da Polisário, movimento que costuma comparar o caso do Sara Ocidental com o de Timor-Leste.
.

No comments:

Post a Comment