My photo
Um escritor, um poeta, um aventureiro,

Friday, 8 January 2010

Dili: Major Ular sepultado nos "Jardins dos Herois", Metinaro

Ba Major Ular nebe mate iha Dili, kuarta feira (06/01/10), hau hakarak hato'o hau nia Sentidos pêsames ba família tomak no FFDTL nebe Major Ular husik hela. Celso Oliveira

Ami Ema Mate

Ami iha lian!
Ami iha neon!
Ami iha naran!

Ami lian imi husik!
Ami laran taridu.

Ami neon imi haluha!
Ami laran sai susar.

Ami naran imi la temi!
Ami lian, ami neon sai folin laek.

Ami lian, ami neon, ami naran imi tane!
Ami laran haksolok!
Ami mate folin iha!

Celso Oliveira



Dili - (08/01/2010) Virgílio dos Anjos, conhecido por Ular Rihik, nome adquirido na era da luta armada pela auto-determincao de Timor Leste, actualmente, com diviza Major nas F-FDTL, morreu esta quarta-feira 6 de Janeiro de 2010 em sua casa em Dili por razoes por conhecer (morte subita na casa-de-banho). Segundo dizem, todos os esforcos foram reunidos para o levar até Hospital Guido Valadares na Capital Timorense mas o destino lhe provou o contrario.
.
No tempo da resistencia, Ular era Comandante da Regiao 2 da Zona Leste depois tornou-se Comandante da Regiao 4/Zona Fronteira, com base no Distrito de Ermera ate 1999. Depois da Restauracão da Independência no dia 20 de Maio de 2002, Ular Rihik decidiu continuar nas F-FDTL assumindo a funcão do Chefe de Divisão de Pessoal das FALINTIL-Forças de Defesa de Timor-Leste.

Em 2007 a crise politica, miliar e defice da lideranca notoria verificada no I Governo de Dili, Timor Leste, foi obrigado a criar uma operacão conjunta, na qual, o Major Ular designado comandante operacional da "Operacao Halibur" F-FDTL/PNTL contra Tenente Gastao Salsinha e o seu grupo no Distrito de Ermera com êxito sem disparar uma única bala contra os militares ditos "rebeldes".

Em 2010, Major Virgilio dos Anjos (Ular Rihik) deixou para tras a mulher com 5 filhos, a família e obviamente, a sua família de profissao "F-FDTL" e hoje sepultado nos "Jardins dos Herois" em Metinaro, Leste de Dili.
.
Para muitos e muitas, o Major Ular é um filho da nacão, um grande amigo de boas causas e um excelente exemplo, um heroi nacional da luta pela Independencia.
.
Jardins dos Herois, Metinaro, 08/01/2010
Corespondente Forum Haksesuk em Dili

No comments:

Post a Comment