My photo
Um escritor, um poeta, um aventureiro,

Thursday, 10 December 2009

GESTÃO DO FUNDO PETROLÍFERO DE TIMOR COTADA NO “TOP” DA TRANSPARÊNCIA


.

Macauhub – 10 Dezembro 2009

Roseville, Estados Unidos da América, 10 Dez - O Fundo Petrolífero de Timor-Leste foi considerado um dos "fundos soberanos" de maior transparência pelo índice Linaburg-Maduell, de acordo com o mais recente boletim do norte-americano Instituto dos Fundos Soberanos.

No boletim referente ao terceiro trimestre de 2009, o fundo de Timor-Leste ficou colocado entre os melhores 20, na 18º posição, com seis valores de uma pontuação máxima de 10 atribuída pelo índice Linaburg-Maduell de transparência.

A análise à transparência com que são geridos os fundos soberanos tem em conta apertados critérios quanto ao nível e tipo de informação sobre as suas actividades e respectiva divulgação regular.

Já em 2008, o Fundo Petrolífero de Timor-Leste havia figurando em 5º lugar num outro índice de transparência, o do Peterson Institute, logo a seguir a três fundos norte-americanos e ao fundo de pensões da Noruega.

Os fundos soberanos são fundos estatais, compostos por activos como acções, obrigações, ou outros instrumentos financeiros, financiados em divisas estrangeiras.

O Fundo Petrolífero de Timor-Leste foi constituído em 2005 e a sua gestão operacional está a cargo da Autoridade Bancária de Pagamentos (banco central).

De acordo com o mais recente relatório (1 de Julho a 30 de Setembro de 2009), o capital do fundo aumentou de 4.901,52 milhões de dólares para 5.301,57 milhões de dólares e as entradas brutas de dinheiro sob a forma de "royalties" e de impostos foram de 332,3 milhões de dólares e as saídas de dinheiro foram de 351.750 dólares.

No comments:

Post a Comment