My photo
Um escritor, um poeta, um aventureiro,

Friday, 27 November 2009

POESIA DE TIMOR “DE OLHOS LAVADOS”


.

PNN Portuguese News Network – 25 Novembro 2009

Lisboa – A Lidel lançou o livro de poemas «De olhos lavados», escritos por António José Borges, em português e tétum.

«De olhos lavados/ho matan moos» é o primeiro livro de poemas do autor. Tem como tema central Timor-Leste, as pessoas que lá vivem, as paisagens e os estados de espírito provocados por uma viagem real e metafísica do autor.

Os poemas reflectem um percurso desde o Douro até Timor-Leste, passando pela Indonésia e pela Tailândia. No final sente-se uma saudade futura de um tempo presente e a esperança global num futuro diferente do passado.

O livro é uma edição bilingue, traduzida para tétum pelo poeta timorense Abé Barreto Soares e conta com ilustrações com colagens da artista plástica suíça Piera Zürchter. Urbano Tavares Rodrigues define a obra como uma, «viagem iniciática, através do amor, da dádiva e do diálogo com a terra, metafórica visão de um paraíso agreste, da humildade e da escassez, ‘de olhos lavados’ é bem a revelação de um autêntico poeta, de quem muito há a esperar».

António José Borges foi professor de Literatura Portuguesa Contemporânea, entre outras disciplinas, na Universidade Nacional Timor Lorosae. Este é o segundo livro do autor visto já ter um livro de crónicas publicado, com o título «Timor – As Rugas da Beleza».

No comments:

Post a Comment