My photo
Um escritor, um poeta, um aventureiro,

Friday, 27 November 2009

“Borja da Costa - Selecção de Poemas / Klibur Dadolin”

Comunicado de Imprensa

“Borja da Costa - Selecção de Poemas / Klibur Dadolin”

Um conjunto de poemas timorenses que transcrevem a rebeldia educacional e religiosa a par com as ideias revolucionárias de Borja da Costa, autor do hino nacional de Timor-Leste, numa época em que a luta social despontava neste país

Lisboa, 25 de Novembro de 2009
A Lidel anuncia o lançamento do livro “Borja da Costa - Selecção de Poemas / Klibur Dadolin”, da autoria de Luís Costa, que apresenta uma compilação de poemas de Borja da Costa, seu irmão, numa edição bilingue, em português e em tétum.

Os poemas de Francisco Borja da Costa mostram o profundo conhecimento das regras de poesia tradicional, em que transparece o desejo de sensibilizar o povo explorado, através de uma linguagem que está enquadrada no espírito da época anti-colonial e na luta social através da revolução. Tal como é referido num dos seus poemas, “Porque é que o Timorense há-de curvar-se para sempre?”, “Abre os olhos, o novo dia chegou à nossa terra”.

A sua poesia aborda os problemas regionais a nível da educação e do desenvolvimento, sendo influenciada pelos movimentos de libertação africanos e dos estudantes da Casa de Timor em Lisboa, bem como, pela percepção das injustiças e desigualdades com que se foi deparando na convivência com os portugueses na tropa e aquando do seu trabalho na administração pública.

Esta obra reúne os poemas de Borja da Costa, em edição bilingue – Português/Tétum ou Tétum/Português, conforme a língua do original – traduzidos pelo seu irmão Luís Costa que os organizou e ainda aperfeiçoou algumas traduções já existentes.

“Estrela d’Alva no Céu
Vem orientar o caminho!
Vem mostrar o caminho certo
Que nos leve à luz
Vem iluminar a consciência de Timor
Vem abrir os seus olhos.”
In “Borja da Costa”; pág. 37

Sobre Francisco Borja da Costa
Nasceu em Fatu-Belak, no dia 14 de Outubro de 1946. Entrou para a função pública, em 1967, a título experimental. De 1968 a 1971 cumpriu o serviço militar obrigatório e, terminado o mesmo, regressou à função pública, na categoria de aspirante da Repartição de Gabinete. Em 1973 esteve em Lisboa de licença onde frequentou a Casa de Timor. De regresso a Díli participou mais activamente nos encontros nacionalistas e, quando se deu o 25 de Abril de 1974, entrou para o movimento ASDT (Associação Social Democrática Timorense). No dia 7 de Dezembro de 1975, dia da invasão indonésia, desprevenido e sem possibilidade de fugir para as montanhas, Borja da Costa foi assassinado nessa madrugada à frente da sua residência em Kolan-ibun, Bairro dos Grilos. O seu corpo juntamente com o de outros membros da Fretilin e da Apodeti (Associação Popular Democrática de Timor) foi lançado ao mar tendo sido enterrado, posteriormente, na praia entre Lecidere e a ponte Santana, segundo dizem, ao pé de um coqueiro.


Sobre a LIDEL

Já na sua terceira geração, a Lidel - Edições Técnicas (capital social 1.200.000€) é um projecto 100% português que iniciou a sua actividade como distribuidora exclusiva em Portugal de diversas editoras técnicas de prestígio internacional.

Actualmente a actividade principal da LIDEL é a edição de livros técnicos de autores portugueses, que acumula com algumas distribuições exclusivas nas áreas da Medicina, Biologia e Informática. O Ensino do Português (Língua Estrangeira e Língua Segunda), a Medicina, a Gestão, a Formação de Professores e Formadores e a Engenharia são as principais áreas editoriais da LIDEL.

Do Grupo LIDEL fazem parte a FCA Editora de Informática e a ETEP Edições Técnicas e Profissionais, editoras especializadas na publicação de livros técnicos de autores nacionais dedicados às áreas de Informática (FCA) e Automação, Robótica e Electrónica (ETEP).

Com mais de 50 anos ao serviço do livro técnico, o Grupo LIDEL apresenta em catálogo mais de 650 obras em português, com colecções variadas destinadas a profissionais, estudantes e público em geral.


Sobre o Autor

Luís Costa
Irmão de Borja da Costa, Luís Costa nasceu a 13 de Dezembro de 1945, em Fatu-Belak. Fez o curso de Teologia no Seminário de Leiria tendo estagiado na freguesia de Freixianda, onde continuou a cooperar após ordenação sacerdotal em Dezembro de 1973. Em Novembro de 1974 regressa a Timor onde foi cooperar na missão de Ossú. Durante a invasão esteve de 1976 a 79 nas montanhas com a população, tendo regressado a Díli em Abril de 1979. De Janeiro de 1980 a Fevereiro de 1981 colaborou na tradução para tétum do Ordo Missae, Ferial e Leituras das missas, tradução essa que foi aprovada pela Santa Sé, em Abril de 1981. Em 1983 regressa a Portugal tendo cooperado nas paróquias dos Anjos e Ajuda. Em 1986 abandona a vida sacerdotal. Em Portugal, desde 1984, colaborou em actividades pela causa timorense. É autor do Dicionário Tétum-Português, 2000 e do Guia de Conversação Português-Tétum, 2001.

“Borja da Costa - Selecção de Poemas / Klibur Dadolin”
ISBN: 978-972-757-642-5
N. º de Pág.: 40
P.V.P.: 12,60 €

Para mais informações:

Grupo LIDEL
Rita Annes
Tel.: +351 21 351 14 48
E-mail: ritaa@lidel.pt

www.lidel.pt

PressDirecto
Catarina Passos
Telf: +351 21 750 60 43
E-mail: catarina.passos@pressdirecto.com
www.youngnetwork.net

No comments:

Post a Comment