My photo
Um escritor, um poeta, um aventureiro,

Sunday, 11 October 2009

Escolha de Obama foi "decisão sábia" - Ramos-Horta



Díli - O Presidente da República de Timor-Leste e Nobel da Paz, José Ramos-Horta, considerou hoje que a entrega do Nobel da Paz a Barack Obama foi "uma escolha acertada".

"Foi uma decisão acertada do Comité Nobel. Pela primeira vez, desde John Kennedy, aparece um presidente de esperança que inspira milhões de pessoas em todo o mundo", afirmou.

"Temos a possibilidade de os Estados Unidos, com visão e humildade, trabalharem melhor com a Europa, com a China, com a Índia, com o Brasil, no fundo com todos os países, para resolver alguns dos desafios mais candentes da humanidade. Devemos apoiá-lo", acrescentou o presidente timorense.

Ramos-Horta comentou que não é normal o Prémio ser entregue a uma figura sem um passado conhecido em favor da paz, mas conclui que foi "uma decisão sábia".

"Apesar de fugir um pouco às regras, dado que o prémio é dado normalmente a alguém que provou ao longo de anos de uma vida a sua luta pela paz, creio que o seu discurso é um discurso de paz e de esperança e foi uma decisão política sábia do Comité Nobel", declarou.

Fonte: http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/internacional/2009/9/41/Escolha-Obama-foi-decisao-sabia-Ramos-Horta,d8cdf239-ccdd-40de-8cd1-59ee21901666.html

Nobel da Paz: Prémio «muito bem entregue» - D. Ximenes Belo

Fátima, Santarém, 09 Out (Lusa) -- O bispo timorense D. Ximenes Belo considerou hoje que o prémio Nobel da Paz, atribuído ao Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, "está muito bem entregue".

"É uma pessoa preocupada com o respeito pelos direitos humanos, pela convivência pacífica entre todos os povos, preocupado para que não haja intolerância", disse à Agência Lusa o administrador apostólico emérito de Díli, Timor-Leste, afirmando-se satisfeito, mas não surpreendido, pela distinção de Barack Obama.

Prémio Nobel da Paz em 1996, D. Ximenes Belo sublinhou que o galardoado pelo Comité Norueguês "representa uma esperança para a América e para o mundo".


Fonte: http://aeiou.visao.pt/nobel-da-paz-premio-muito-bem-entregue-d-ximenes-belo=f532431

No comments:

Post a Comment