My photo
Um escritor, um poeta, um aventureiro,

Thursday, 7 May 2009

XVII Jogos Nacionais Salesianos


1200 atletas e treinadores participaram na 17.ª edição.

Decorreu, de 30 de Abril a 3 de Maio, em Mogofores – Anadia, a 17ª edição dos Jogos Nacionais Salesianos, tendo como slogan “És + do K...”. Nela estiveram envolvidos mais de 1200 atletas e treinadores provenientes de 20 Centros dos salesianos, das Filhas de Maria Auxiliadora e Escolas católicas vizinhas, convidadas para o efeito, numa organização com cerca de 200 elementos.

O evento iniciou com a sessão de abertura no dia 30, pelas 21h30, com uma homenagem a D. Ximenes Belo, padrinho da 17ª edição dos JNS09. No dia 1 de Maio, pelas 9h30 e imediatamente antes do início do quadro competitivo, realizou-se uma marcha pela Paz desde os Paços do Concelho até ao complexo desportivo, num percurso de cerca de dois quilómetros. Estiveram presentes no início desta marcha o bispo de Aveiro, D. António Francisco dos Santos e D. Ximenes Belo.

Este ano pretendeu-se acentuar a dimensão pastoral deste grande evento do desporto salesiano. Para isso, além do quadro competitivo nas modalidades de basquetebol, futsal, voleibol, ténis de mesa, xadrez e natação, foram promovidas mais duas acções: uma maratona de oração vocacional ao longo dos três dias, decorrendo numa das capelas da cidade e envolvendo na organização e orientação as próprias delegações e paróquias da zona; e as primeiras “Boscolíadas”. Estas consistiram na apresentação, por parte de cada uma das delegações, de números artísticos nas áreas da música, teatro, dança e pintura. Foram apresentados em dois momentos de grande convívio nas noites do dia 1 e 2 de Maio.

Esta 17ª edição dos Jogos Nacionais terminou com a celebração da eucaristia presidida pelo prémio Nobel da Paz, D. Ximenes Belo, e transmitida pela Rádio Televisão Portuguesa.

As classificações encontram-se disponíveis no site dos Jogos Nacionais em www.mogofores.com/jns no espaço dos Quadros Competitivos.

Pe. Alfredo Juvandes

www.salesianos.pt

No comments:

Post a Comment