My photo
Um escritor, um poeta, um aventureiro,

Saturday, 30 May 2009

XANANA GUSMÃO AFIRMA QUE REGRESSA SATISFEITO AO SEU PAÍS

.
Angola Press – 29 Maio 2009

Luanda - O Primeiro-Ministro de Timor Leste, Xanana Gusmão, afirmou hoje (sexta-feira), em Luanda, que a sua deslocação à Angola permitiu a abertura de várias perspectivas de cooperação, por isso regressa satisfeito ao seu país.

Em declarações à imprensa depois do encontro com a governadora de Luanda, Francisca do Espírito Santo, Gusmão afirmou que volta satisfeito ao seu país porque a sua estadia em Angola foi “altamente proveitosa e que vai, não reiniciar, mas iniciar uma fase de cooperação muito mais intensa”.

Segundo Xanana Gusmão, os dois países têm muitas semelhanças, principalmente pelo facto de possuírem petróleo, sublinhando que a experiência dos angolanos na exploração deste produto fará com que os timorenses não tropecem, “mas andar no bom caminho".

O Primeiro-Ministro de Timor-Leste, que se encontra em Angola desde domingo, para uma visIta oficial de seis dias, manifestou a sua satisfação pelos encontros mantidos com vários governantes locais.

Agradeceu a gentileza e o afecto que a governadora demonstrou, asseverando que sentiu-se embaraçado pelo desafio de geminação das duas capitais lançado pela dirigente de Luanda.

"A senhora governadora lançou um repto de geminação das duas capitais e nós ficamos um bocado embaraçados porque toda a população de Timor é de um milhão de pessoas quando Luanda possui cerca de seis milhões, mas existe o capital simbólico de duas cidades irmãs e nós vamos explorar isso", disse.

“Timor-Leste está na fase de criação de autarquias locais e vamos começar com Dili e outros três distritos”, informou Xanana Gusmão, acrescentando que nesta fase de preparação ficou sugerido a troca de experiência com Angola.

O aproveitamento que se pode ter, seguindo o dirigente timorense, é a formação de quadros e deslocações recíprocas de pessoal para formar formadores, algo que será muito mais proveitoso por estar em fase de iniciação.

Na opinião de Xanana Gusmão, a geminação das duas cidades pode trazer grandes benefícios para Timor-Leste, que tem sete anos de vida como país soberano e Angola o sete anos desde a consolidação da paz.

Anunciou que os governos dos dois Estados acordaram em trabalhar para a abertura de representações diplomáticas em ambos os países o mais breve possível.

No comments:

Post a Comment